sábado, 27 de agosto de 2016

A identidade religiosa

A identidade religiosa é uma das identidades mais antigas na sociedade, e, desde que a religião foi inventada, esta tem sido usada como forma de apoderamento e motivo de muitos conflitos. 

A religião, com o passar dos anos tornou-se uma identidade de várias culturas ao redor do mundo, o que fez com que surgissem muitos religiosos e extremistas, como no caso da Palestina e de Israel, estes que travam uma guerra que já tem mais de meio século. Tudo isto motivado por suas crenças religiosas, por sua identidade religiosa. Judeus e Palestinos disputam uma guerra que já até extrapola o conceito de "identidade religiosa", já que ambas religiões não pregam o radicalismo e o terrorismo como forma de doutrinação.

Concomitantemente a isto temos a religião como forma de apoderamento, que é feito, por exemplo, na igreja católica, com o Papa. E que era feito antigamente com os reis, em suas monarquias, em que o povo era um escravo de seu superior, o qual usava a "indicação divina" para governar e fazer com o povo o que bem quisesse.

Mesmo assim, com toda força e tradição que a igreja conseguiu ao longo dos séculos, hoje em dia as coisas têm mudado, pelo menos um pouco: a religião está deixando de ser, aos poucos, um instrumento de manipulação, e tem ficado mais presa a questões religiosas e não tanto a questões de cunho social, ou no âmbito de Estado, como era antes.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ótimo texto!! E que bom, que a religião esta deixando de manipular e, de certa forma, roubar o dinheiro dos seguidores, mas infelizmente esta sendo um processo muito lento!
    Dá uma passada no meu blog:
    https://garotasdecropped.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo feedback. Realmente está sendo um processo muito lento... Vou ver seu blog!

      Excluir