segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A pobreza racional e cultural adolescente

Hoje, no mundo contemporâneo, tudo está mais fácil: desde os estudos até a comunicação, inclusive o acesso a essa modernidade, com a famosa "inclusão digital".

 Mas, com toda essa facilidade, será que nossa geração adolescente tem feito o uso correto desses meios de comunicação? Parece que não. Com o acesso a informação de forma muito mais rápida e fácil era para sermos mais racionais, mais inteligentes. Porém, não é assim. Vemos hoje em dia o senso comum imperando a mente de nossos jovens. 

Como bom exemplo temos as redes sociais, um espaço que, atualmente, é usado de forma deplorável, onde é comum vermos casos de racismo, preconceito e discursos cheios de ódio. Outro bom exemplo é a música, e a prova disso é o funk, com letras pesadas e voltadas, muitas vezes, à difamação das mulheres, que mesmo assim ganhou a cabeça de muitos jovens nesta última década.

Com todos esses problemas vem junto o consumismo, que, aliado ao senso comum, tem feito as pessoas de escravas de um modo de vida: comprar coisas inúteis para estar na moda e ser aceito em algum grupo social.

Isso tudo não é nada bom para a nossa sociedade mais nova, que parece muito despreocupada com os problemas sociais existentes em nosso Estado. É preciso uma reforma no nosso jeito de pensar e agir com o mundo a nossa volta, para então ele melhorar de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário